A corrida é realmente um esporte democrático, qualquer corredor pode praticar quase que em qualquer lugar. Mas não é apenas colocar o tênis e correr. Muitas vezes quem corre, esquece de realizar treinos complementares a corrida, como o fortalecimento dos músculos, um trabalho de consciência corporal para o melhoramento da postura, o descanso para a evolução ou uma boa alimentação que lhe garante o aporte nutricional necessário pela exigência energética dos treinos. Por essas razões, muitas vezes, correr por correr somente, pode vir com algumas lesões para o praticante da atividade esportiva.
O trabalho realizado para recuperar as lesões é sem dúvida alguma muito maior do que o trabalho de prevenção. Vale diminuir a participação em provas, planejar melhor os treinos e intercalar as corridas com outros exercícios complementares. As vezes é necessário uma mudança no próprio perfil como atleta, deixar de encarar os desafios sem levar em conta as condições e o preparo físico necessário. O importante em tudo isso é sempre colocarmos o maior peso das nossas decisões com foco na saúde física e mental, mesmo que para isso, seja preciso dividir os treinos de corrida com outras atividades essenciais para continuarmos correndo sem que problemas atrapalhem o caminho.
Neste sentido, buscar e seguir a orientação de uma assessoria esportiva é essencial para a evolução do aluno e para absorver os benefícios dos treinos já realizados.
Carine Schneider, nutricionista e educadora física da Educative.