SIM X NÃO
TIRE SUAS DÚVIDAS AO COMEÇAR A TREINAR!
Antes de começar a se exercitar, é importante passar por uma avaliação médica (atestado médico), física e nutricional. A avaliação física é o processo pelo qual são coletados dados que servem de base para uma boa prescrição de exercícios físicos, com segurança e eficiência. O acompanhamento nutricional associada ao exercício também é importante, pois a nutricionista elabora uma dieta que leva em consideração o estilo de vida do paciente e seus objetivos. Dessa forma, a pessoa vai saber se está apta a praticar o esporte escolhido e através destas avaliações individualizar os programas de exercício e alimentação.
Estudos mostram que o simples fato da pessoa começar a praticar um exercício físico já resulta em modificações no hábito alimentar, porém muitas delas adotam comportamentos alimentares inadequados. A seguir alguns destes comportamentos:
Uso de suplementos nutricionais de forma indiscriminada e sem orientação
A alimentação inadequada e o uso indiscriminado de suplementos, além de não melhorar o desempenho, podem engordar e até trazer riscos à saúde. Torna-se necessário procurar um nutricionista esportivo para que sejam devidamente orientados antes de consumir suplementos.
Inclusão de alimentos light e diet que muitas vezes são mais calóricos
Produtos diet e light também possuem calorias e devem ser consumidos com cautela e de acordo com as necessidades e particularidades de cada indivíduo. O alimento light pode ser utilizado em dietas de emagrecimento. Já, os alimentos diet, devem ser usados apenas para tratar patologias que restringem o consumo de alguns nutrientes.
Não se alimentar após o treino
Com a prática de exercício físico, o metabolismo passa a ser mais acelerado, o que exige uma maior quantidade de energia que deve ser suprida através da alimentação. Dessa forma, é normal que o individuo que começa a treinar sinta mais fome em relação aos dias em que não treinava. Para os que desejam aumentar massa magra, alimente-se nos primeiros 30 minutos após o exercício e faça outras refeições pequenas depois de 2 e 4 horas. Se o seu objetivo for emagrecer, aguarde 60 minutos após o exercício físico para se alimentar. Nesse período é importante que a alimentação contenha carboidratos e proteínas. Exemplos: arroz integral, carnes magras, frutas, sanduíches natural, massas ao molho de tomate com carnes magras, queijos magros, leite ou iogurte desnatado com cereais, açaí com banana e granola, entre outros alimentos de acordo com o seu objetivo.
Cuidar com a QUANTIDADE de alimentos consumidos
Com o objetivo de ter uma alimentação balanceada e mais nutritiva, muitas pessoas passam a substituir seus alimentos de rotina por “alimentos saudáveis”, como pão integral, queijo branco, peito de peru, frutas e barras de cereais. Porém poucos prestam atenção nas quantidades que estão sendo consumidas e no valor calórico destes alimentos, uma vez que mesmo sendo considerados saudáveis podem levar ao ganho de peso se não forem consumidos de maneira correta.
Consultoria: Carine Schneider – Nutricionista e Educadora Física da Educative